PIGMENTOS E CORANTES PARA PLÁSTICOS ESTÃO PRESENTES NA INDÚSTRIA DE PRODUÇÃO E DE RECICLAGEM DO PLÁSTICO
O plástico é utilizado em todo o mundo, de forma ampla, demandando inclusive a atenção quanto ao seu descarte. Visando justamente preservar o ambiente que muito do plástico produzido hoje é reaproveitado, e alguns aliados na reciclagem do plástico são os pigmentos e corantes para plásticos.
Na fabricação do plástico, os pigmentos e corantes para plásticos são muito utilizados, pois permitem uma utilização mais vasta do produto, a depender da cor que ele possuir. São os pigmentos e corantes para plásticos que permitem a fabricação de produtos como copos descartáveis na cor branca, garrafas pet na cor verde, dentre outros produtos.
No caso da reciclagem do produto plástico, o emprego de pigmentos e corantes para plásticos durante o processo permite que um material que anteriormente tinha um determinado aspecto possa ter outro, completamente diferente, justamente por conta da ação de pigmentos e corantes para plásticos.
OS PIGMENTOS E CORANTES PARA PLÁSTICOS E O PROCESSO DE RECICLAGEM DO MATERIAL
Está muito em voga na atualidade a reciclagem do plástico como grande aliada da preservação do meio ambiente. Com os variados processos de reciclagem aos quais o plástico pode ser submetido, o produto pode ser transformado em outros completamente diferentes. Assim, o que antes era uma embalagem de produto, com a reciclagem e aplicação de aditivos como os pigmentos e corantes para plásticos, ele ganha nova cara, novas aplicações, podendo se tornar uma fibra de carpete, uma mangueira de jardim, ou diversos outros produtos.
Os pigmentos e corantes para plásticos são aliados nessa reconfiguração do plástico, nesse processo de deixar o material de cara nova, com outro aspecto. A aplicação dos pigmentos e corantes para plásticos faz parte de uma das etapas de reciclagem do plástico. São três os tipos de reciclagem do produto:
- A reciclagem mecânica, que utiliza de meios automatizados para deixar o plástico em forma de grânulos, que podem ser usados na fabricação de outros produtos;
- Reciclagem química, que reprocessa o plástico e o transforma em materiais petroquímicos básicos;
- Reciclagem energética, que consiste em um processo que queima o plástico e aproveita seu potencial de combustão para produção de energia.