O que você precisa saber antes de escolher as cores do seu produto ou embalagem

É inegável o impacto que as cores exercem sobre nós, especialmente quando se trata de embalagens de produtos. Afinal, elas não apenas capturam nossa atenção, mas também influenciam nossa percepção e decisão de compra.

Um estudo do Institute for Color Research revelou que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um produto no espaço de 90 segundos após a primeira visualização, e que até 90% dessa avaliação é baseada na cor. Outro estudo do mesmo instituto revela que a cor aumenta o reconhecimento da marca em até 80%.

Pensando nisso, reunimos algumas informações importantes que vão te ajudar na hora de escolher as cores do seu produto:

 

A psicologia das cores

Uma simples cor diferente para um produto exposto na prateleira pode ser o suficiente para chamar a atenção do consumidor. Isso porque existe a chamada psicologia das cores, que nada mais é do que a associação que a nossa psique cria a partir delas.

 

Associação de Marca

A cor da sua embalagem ou produto pode se tornar uma parte fundamental da identidade da sua marca. Antes de decidir, leve em consideração como a cor escolhida se encaixa na identidade e nos valores da sua marca. A consistência na escolha das cores ao longo do tempo pode ajudar a fortalecer o reconhecimento da marca e a criar uma conexão emocional com os clientes.

 

Contexto de Mercado

Além de considerar as preferências pessoais e a psicologia das cores, é importante analisar o contexto do mercado em que o seu produto estará inserido. Avalie as cores usadas pelos concorrentes e como a sua escolha se destacará ou se integrará ao cenário atual. Além disso, leve em consideração as tendências de cores atuais e como elas podem influenciar a percepção do seu produto pelos consumidores.

 

Agora que você possui um entendimento geral sobre a psicologia das cores, bem como sobre a importância da marca e do contexto de mercado, vamos explorar as próprias cores em detalhes:

 

Vermelho 

O vermelho é uma opção de cor ousada e ajuda a chamar a atenção para o seu produto. É conhecido por despertar o apetite, mas também é a cor que as pessoas notam primeiro, e é por isso que tantas embalagens e marcas de alimentos apresentam a cor vermelha.

 

Azul 

O azul ajuda a retratar a confiança. No entanto, os azuis mais escuros são mais sérios e formais, enquanto os azuis mais claros ajudam a dar a percepção de suavidade e criatividade ao seu produto.

 

Amarelo 

O amarelo sugere que algo é original ou inovador, ou que o produto é mais barato ou divertido. Com a energia positiva dessa cor, ela tem uma vibração jovial e otimista que pode ajudar a atrair um público mais jovem.

 

Verde 

Assim como nos corantes alimentares, o verde nas embalagens e produtos também está associado a produtos saudáveis e orgânicos. Com o aumento de consumidores preocupados com a saúde e pessoas mais focadas em seus corpos, a popularidade do verde cresceu nos últimos anos.

 

Preto 

O preto normalmente representa luxo, parecendo mais substancial e mais caro, o que transmite um valor percepcionado mais alto. Essa cor costuma ser encontrada em produtos sofisticados. Dependendo das cores com que escolher combiná-lo, o preto pode transmitir diversas sensações.

 

Branco

O branco é puro e direto, por isso cria a impressão de limpeza, eficiência ou simplicidade. E dependendo das cores adicionais escolhidas para combinar com o branco, seu produto ou embalagem pode trazer uma percepção mais elevada ou mais simples.

 

Escolher as cores certas para seus produtos e embalagens pode fazer toda a diferença no sucesso do seu produto. Ao entender a psicologia por trás das cores e considerar o impacto que elas têm sobre os consumidores, você pode criar embalagens que se destacam no mercado e comunicam a mensagem certa para o seu público-alvo. 

 

Na Realmaster, entendemos a importância das cores e estamos comprometidos em fornecer soluções de alta qualidade que atendam às necessidades e expectativas dos nossos clientes. 

Com nosso amplo portfólio de masterbatches de cores e aditivos para plásticos, oferecemos uma variedade de opções para ajudá-lo a criar embalagens vibrantes, atrativas e eficazes. 

Se você busca cores que se destaquem e impressionem seus clientes, conte com a Realmaster para fornecer as soluções ideais para o seu produto.

Depois de entender um pouco sobre o assunto, que tal começar a investir na psicologia das cores das suas embalagens com a Realmaster?

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