ADITIVOS PARA PLÁSTICOS RECICLADOS TÊM DIVERSAS USABILIDADES
Os aditivos para plásticos reciclados são materiais amplamente utilizados em todo o mundo. E não é mistério que a redução do seu uso é um assunto extremamente em voga, mas é preciso compreender que há diversos itens feitos de plástico de uso muito comum no dia a dia, como cadeiras, por exemplo, o que torna mais difícil essa tarefa de diminuir o seu uso.
Abolir o plástico totalmente é complicado devido à sua aplicabilidade em diversos locais, mas o que se pretende com o uso de aditivos para plásticos reciclados, algo que tem se popularizado é ter um plástico de melhor qualidade, mais resistente, de forma que possa durar mais e não precise de ser substituído por outros itens plásticos.
No caso de aditivos para plásticos reciclados, a ideia já é justamente reaproveitar plásticos, o que traria uma economia e ajudaria na preservação do meio ambiente. É preciso incentivar mais a reciclagem desses produtos. Os números em torno disso são preocupantes:
- De todo plástico produzido, apenas 9% é reciclado;
- Menos de um quinto de toda a produção é reaproveitada;
- Ao invés de buscar o reaproveitamento do plástico, se produz mais e mais, chegando a ser produzidas um milhão de garrafas plásticas por minuto no mundo – os dados são da ONU.
COMO OS ADITIVOS PARA PLÁSTICOS RECICLADOS AGEM
A ideia dos aditivos para plásticos reciclados é de modificar a estrutura do material, de forma a deixá-lo com características que inicialmente ele não teria, como maior resistência e maior durabilidade, mais qualidade, capacidade de resistir a ação dos raios UV, etc.
A maioria dos plásticos e borrachas hoje, com raríssimas exceções, são derivados de mistura de polímeros que possuem em si uma ou mais aditivos, resultando, portanto, em um composto.
Com as misturas, o que se busca é a melhora das propriedades do polímero, o que, como consequência, gera um produto de mais qualidade com menor custo, o que vale o investimento. Dentre os principais aditivos para plásticos reciclados, há os que dão as seguintes características ao plástico:
- Maior capacidade mecânica, inclusive a contração;
- Aditivos que melhoram a flexibilidade do produto;
- Modificadores de impacto;
- Antioxidantes;
- Retardantes de chamas em caso de incidentes com fogo.